RSS Feed

Membro do Comitê de Ética da Olimpíada renuncia em protesto contra patrocinadorEscribir un título de entrada

 

Anistia Internacional pede o fim do contrato com a Dow Chemical. A empresa é dona de uma companhia responsável por um acidente que matou milhares na Índia

clip_image001A Dow Chemical será a responsável pelos painéis de plástico da parte externa do estádio olímpico. A empresa é responsável opr acidente ambiental em Bhopal, na Índia. (Foto: AP)

Meredith Alexander, membro do Comitê por uma Londres Sustentável, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (26). O comitê é responsável por garantir que a organização dos Jogos siga preceitos éticos e de sustentabilidade ambiental. Alexander pediu demissão em protesto à presença da Dow Chemical entre os patrocinadores da Olimpíada de 2012. A empresa americana é dona da Union Carbide, responsável pelo vazamento em uma fábrica de pesticidas em Bhopal, na Índia, em 1984, que causou milhares de mortes.

Ainda na quinta-feira, a Anistia Internacional (AI) enviou um apelo ao Comitê Organizador da Olimpíada de Londres pedindo que o contrato seja revisto. A Dow Chemical é responsável por um patrocínio de 7 milhões de libras para bancar um conjunto de painéis de plástico que vai decorar a parte externa do Estádio Olímpico.

A AI pediu ao presidente do Comitê Organizador, Sebastian Coe, que "reconheça publicamente que não foram levados em conta os direitos humanos ao conceder um contrato à Dow, uma empresa que se negou a assumir suas responsabilidades em relação às vítimas de Bhopal". Ativistas estimam que, nos anos seguintes a 1984, 25 mil pessoas morreram em decorrência do acidente na fábrica de pesticidas. Segundo a AI, outras 100 mil pessoas ainda sofrem problemas de saúde resultantes do vazamento. A Dow Chemical comprou a Union Carbide em 2001 e ativistas pedem que a empresa crie um plano de compensação para as vítimas. 

Segundo a AI, a presença da Down Chemical entre os apoiadores dos Jogos é incorente com a proposta do Comitê Organizador de fazer uma Olimpíada sustável. Em entrevista ao site da Anistia Internacional, Meredith disse que a continuidade do acordo equivale a absolver a empresa. "Não posso me olhar no espelho e ser associada a isso. Minha decisão de fazer isso [renunciar] publicamente vem de um desejo de contribuir para que as vozes das vítimas da tragédia em Bhopal sejam ouvidas", disse. "Há dois lados em toda história, mas, dessa vez, as pessoas no poder estão ignorando o lado das vítimas de Bhopal."

 

DATOS HISTÓRICOS:

En 1984, una planta industrial en Bhopal, India central, filtrado 27 toneladas de gas letal. Miles de personas en el área local fueron asesinados y más de medio millón fueron expuestos, por lo que es una de las peores catástrofes industriales del mundo. 27 años después, el agua tóxica y la contaminación del suelo significa que la situación sigue siendo una tragedia humanitaria y ambiental que afecta a miles de personas.

La compañía de miles de millones de dólares ahora el responsable del sitio en Bhopal está descuidando su deber de limpiar la zona, que sigue concediendo miles de vidas en riesgo, que es la empresa Dow Chemical - uno de los principales patrocinadores de los Juegos Olímpicos de Londres 2012;. Un evento que supuestamente se enorgullece de sus políticas éticas y ambientales.

Después de haber pasado los seis meses siguientes que viven y trabajan en Bhopal en la clínica Sambhavna, fui testigo de primera mano el impacto devastador seguido de la contaminación casi tres décadas después del cierre de la fábrica. Vi que los niños jugaban en 'lagunas de evaporación solar "(basureros tóxicos), caminaba a través de la antigua fábrica para evitar las manchas de mercurio y tarros llenos de productos químicos con etiquetas de riesgo sigue siendo claramente visible que se encuentran esparcidos por el suelo, escuché como población local contaba historias de no tener más remedio que beber, bañarse y cocinar con agua que huele raro y que sepan los enferma.

0 comentarios: